À medida que o tempo começa a aquecer, as necessidades de água de um gato aumentam naturalmente. No entanto, os gatos são muito hábeis em mascarar sinais de doença e, muitas vezes, são apenas mudanças muito sutis em seu comportamento (por exemplo, aumento de consumo) que são indicadores precoces de doenças graves. Isso pode tornar muito difícil dizer se seu gato está bebendo mais devido à época do ano, ou uma indicação de um problema subjacente (por exemplo, diabetes).
Quanta água meu gato deve beber?
Um gato deve beber em média 60 ml / kg por dia de água. Isso significa que um gato de 4 kg deve beber aproximadamente 240 ml por dia (cerca de um copo) para garantir que o corpo funcione adequadamente.
No entanto, ao determinar o volume de água potável necessário em circunstâncias normais, precisamos levar em consideração a dieta do seu gato. Comida úmida ou enlatada contém cerca de 80% de água, onde o alimento seco contém cerca de 10%. Um gato de 4 kg comendo somente alimentos enlatados pode precisar apenas de 30 ml de água por dia, pois o mesmo gato comendo apenas alimentos secos precisaria beber mais de 200 ml de água por dia.
Quando devo estar preocupado?
Muitas vezes, é difícil medir exatamente o quanto seu gato bebeu, especialmente se houver vários gatos ou outros animais em casa. Outros sinais que podem indicar um processo de doença subjacente incluem o seguinte:
Mudanças no comportamento de beber:
- Viagens repetidas para a tigela de água
- Beber de locais incomuns (por exemplo, lago de peixes ou chuveiro). Por favor note – isto é normal para alguns gatos, por isso não indica necessariamente doença.
Outros sinais de indisposição:
- Aumento na freqüência de micção (por exemplo, lixo cheio de gatinhos ou acidentes na casa durante a noite)
- Mudança no apetite (aumentada ou diminuída)
- Dormindo mais do que o normal ou em lugares incomuns
- Mudança no comportamento geral (por exemplo, hiperativo ou miando incessantemente)
- Vômito e / ou diarréia
Quais são os problemas potenciais de um gato com sede?
Os quatro problemas mais comuns diagnosticados em associação com um aumento na ingestão de água são:
- Doença renal crônica
- Diabetes Mellitus
- Hipertireoidismo
- Doença do trato urinário
Todas essas doenças são sérias, mas a detecção precoce e o tratamento melhoram drasticamente o resultado.
Como posso fazer meu gato beber mais?
Os gatos são muito exigentes com as coisas em geral e a água não é exceção. Gatos machos especialmente se beneficiam de beber água suficiente para ajudar a prevenir a doença do trato urinário. Os gatos mais velhos são menos propensos a beber água e, posteriormente, são mais propensos a ficarem desidratados. Eles também são propensos a ter processos de doenças subjacentes que exigem uma maior ingestão de líquidos. Assim, você deve incentivar seu gato a beber água suficiente durante todo o ano para ajudar a prevenir doenças (e especialmente no verão).
Algumas sugestões para aumentar a ingestão de água do seu gato:
- Os gatos gostam de água doce da mesma forma que nós e preferem a água trocada diariamente.
- A compra de uma fonte de água de estimação pode fornecer água fresca constante e algum estímulo mental para o seu amigo felino.
- Taças de plástico podem fazer a água ter um gosto engraçado para os gatos e, muitas vezes, trocar para uma tigela de vidro, cerâmica ou aço inoxidável pode torná-la mais atraente.
- Nos meses mais quentes, os cubos de gelo ajudam a resfriar a água e fornecer uma fonte de entretenimento.
Um gato com sede pode ser um gato doente, por isso é extremamente importante que você entre em contato com seu veterinário para discutir quaisquer preocupações que você tenha.
CONHEÇA A NOSSA LINHA PREMIUM PARA GATOS
https://trevoracoes.com.br/categoria/gatos/master-cats/