Dieta para gatos
Gato, Nutrição, Saúde

Dieta para tratamento de gatos

A maioria das doenças do gato pode ser tratada com pequenas mudanças na dieta

A Pets Best Insurance Services publicou recentemente uma lista das dez doenças mais comuns em seus gatos segurados nos últimos dez anos:

  1. Insuficiência renal (25%)
  2. Hipertireoidismo (20%)
  3. Diabetes Mellitus (11%)
  4. Alergias (8%)
  5. Doença inflamatória intestinal (7%)
  6. Linfoma (7%)
  7. Doença do trato urinário inferior felino (6%)
  8. Câncer (6%)
  9. Infecção do trato urinário (5%)
  10. Otite (5%)

 

O que eu acho mais fascinante nessa lista é que as sete principais condições têm remédios nutricionais bem aceitos e, com um pouco de pensamento criativo, todos os dez podem ser tratados com dieta. Aqui está o que quero dizer.

 

Hipertireoidismo

Gatos com hipertireoidismo produzem muito hormônio tireoidiano. Um dos fatores limitantes na produção do hormônio tireoidiano é a presença de quantidades suficientes de iodo no organismo, e o iodo é fornecido pela dieta. Um grande fabricante de alimentos para animais começou a fazer um alimento com baixo teor de iodo que está provando ajudar a controlar o hipertireoidismo em muitos gatos.

 

Diabetes Mellitus

O diabetes tipo 2 , a forma mais prevalente em gatos, pode ser bastante responsivo à dieta. A maioria dos gatos diabéticos necessitará de menos insulina ou será capaz de eliminar completamente a insulina (pelo menos por um tempo) se ingerirem alimentos com baixo teor de carboidratos e alta proteína.

 

Alergias

Se os gatos são alérgicos a um determinado tipo de alimento (carne e produtos lácteos são culpados comuns), evitando esse ingrediente irá eliminar seus sintomas. Mesmo quando os gatos são alérgicos a gatilhos ambientais (pólen, esporos de fungos, ácaros, etc.), a terapia dietética ainda é útil. Suplementos nutricionais contendo ácidos graxos ômega-3 antiinflamatórios, que são encontrados em muitos óleos de peixes de água fria, podem ajudar a aliviar os sintomas de alergias em gatos. Casos recorrentes de otite que não são causados ​​por ácaros da orelha estão frequentemente ligados a alergias em gatos, então os mesmos tratamentos são freqüentemente úteis

 

Doença intestinal inflamatória (DII)

Dietas hipoalergênicas, como aquelas feitas a partir de novas fontes protéicas, como carne de veado e ervilha verde, ou aquelas que foram hidrolisadas (divididas ao ponto de o sistema imunológico as ignorar), são centrais para o tratamento da doença inflamatória intestinal . Suplementos nutricionais probióticos que contêm microrganismos intestinais benéficos também são uma recomendação comum de tratamento para a doença inflamatória intestinal.

 

Linfoma e outros cancros

Células cancerosas alteram o metabolismo do corpo. Eles metabolizam a glicose e produzem o lactato que o corpo tenta converter em glicose. Isso tira energia do gato e o leva ao câncer. Os cânceres também convertem os aminoácidos, os blocos de construção da proteína, em energia, causando perda de massa muscular, baixa função imunológica e cura lenta. Por outro lado, as células cancerígenas não parecem ser muito eficientes no uso de gordura como fonte de energia.

 

Com base nessas alterações metabólicas, muitos veterinários recomendam a alimentação de pacientes com câncer de mama com dietas relativamente baixas em carboidratos (particularmente carboidratos simples) e ricos em proteínas e gordura. Ácidos graxos ômega-3 são freqüentemente adicionados a essas dietas porque são uma boa fonte de gordura e calorias e podem ter efeitos “anticancerígenos”.

 

Doença do trato urinário inferior felino

Diluir a urina não irrita a parede da bexiga como a urina concentrada. Alimentar alimentos enlatados é uma maneira fácil de aumentar o consumo de água de um gato. Vários fabricantes de alimentos para animais de estimação fabricam alimentos enlatados para gatos que promovem a saúde geral da bexiga e um pH urinário ideal, o que pode ser particularmente útil se os cristais urinários forem um problema. Suplementos nutricionais contendo extratos de cranberry podem ajudar a prevenir infecções recorrentes do trato urinário em gatos.

Fonte: https://www.petmd.com

 

2 thoughts on “Dieta para tratamento de gatos

  1. Jacira Kadar disse:

    Minha gata tem 14 anos e linfoma intestinal! Vcs podem me indicar uma ração específica. O veterinário só me indicou uma marca que ela não aceita! Obrigada

  2. Betânia disse:

    Meu gato está com hipertireoidismo e não consigo achar no Brasil uma ração com menor quantidade de iodo. 😔

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *