Se você está planejando viagens à praia e atividades ao ar livre com seus cães neste verão, certifique-se de protegê-los dos raios UV do sol. Assim como os humanos, os caninos são suscetíveis a queimaduras dolorosas e câncer de pele em potencial. Mantenha seu cão seguro com essas dicas.
Quais cães se queimam?
Alguns cães são mais suscetíveis a serem queimados pelo sol. Os cães brancos, por exemplo, tendem a ter uma pele clara por baixo do pêlo – e um maior potencial para danos causados pelo sol. Cães com pêlos naturalmente finos, e especialmente as raças sem pêlo, também correm risco de queimaduras solares e câncer de pele. Todos os caninos, independentemente da espessura de seus casacos, têm áreas vulneráveis do corpo com menos pêlo ou nenhum. A barriga e as orelhas têm pele delicada, e até o nariz de um cão pode ficar ressecado e dolorido.
Cuidado com as patas em estradas quentes e caminhos
Bem como queimaduras solares, estradas quentes e caminhos também são algo importante a considerar durante o verão, pois as patas podem se queimar. Se estiver muito quente para os seus próprios pés, é muito quente para o seu cão. Evite fazer caminhadas durante o meio de dias quentes e certifique-se de testar a temperatura dos caminhos em que você está andando. Tome precauções para andar na sombra ou levar o seu cão se você precisar atravessar caminhos e estradas quentes.
Prevenção
Sombra
Alguns donos de animais bem-intencionados raspam seus cães em um esforço para mantê-los frescos no verão, mas isso expõe a pele “virgem” ao sol. Uma tática de resfriamento melhor é sempre fornecer sombra – um grande guarda-sol na praia, uma árvore frondosa em um parque, um telhado para o pátio do quintal ou um tampo de proteção solar para um canil externo. Seu cão instintivamente buscará abrigo do sol quando os raios se tornarem muito intensos.
Ande com o seu cão no início da manhã ou mais tarde à noite para evitar a parte mais quente do dia. Isso não apenas evitará que a pele do seu cão queime nos raios quentes do sol, mas os caminhos e as estradas ficarão mais frios e evitarão queimaduras nas patas delicadas do filhote.
É importante que você use um filtro solar para animais de estimação para evitar danos potenciais causados por lamber e ingestão.
Diagnóstico
Sinais de queimaduras por cães
Assim como as pessoas que recebem muito sol, os cães também ficam com a pele vermelha e sensível ao toque. As áreas mais suscetíveis – nariz, orelhas e barriga – tendem a mostrar superexposição antes das áreas cobertas de pele. Procure por pele seca e rachada nas bordas das orelhas. Outros sinais de queimadura canina são arranhões constantes em locais sensíveis acompanhados por um gemido, e encolhendo quando você tenta acariciá-lo. Se a queimadura solar for grave, seu cão pode até ter uma leve febre.
Tratamento
Se você suspeitar que seu animal de estimação tenha queimaduras solares, recomenda-se cuidados veterinários. Os cães não queimam tão facilmente quanto as pessoas, então mais danos ocorreram na pele do que você pode ver inicialmente.
Tratamento de queimaduras solares é baseado na gravidade da queimadura. Após o diagnóstico e tratamento inicial, o tratamento diário com limpeza de feridas e medicação tópica pode ser necessário. Procure um veterinário.